SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Beliefs about homosexuality and the prejudice against homosexuals in the workplacePica in the pregnancy and psychological aspects related author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SILVA, Andressa Melina Becker da  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Descrição e análise de uma intervenção psicológica com bailarinos pelo Software IRAMUTEQ. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 577-593. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-11Pt.

Bailarinos convivem diariamente com a dor, muitas vezes não sabendo como enfrentá-la adequadamente, o que pode comprometer o desempenho físico e sua qualidade de vida. Baseado nisso, foi desenvolvido um programa de intervenção psicológica no coping da dor para bailarinos, com a duração de oito sessões de aproximadamente 45 minutos, aplicado em 14 bailarinas de Jazz, com idade entre 12 e 17 anos (M= 14,63; DP= 1,42), que competem em nível internacional. Assim, objetivou-se neste estudo apresentar a utilização de um software para avaliação do conteúdo apresentado por bailarinos e mediadora em intervenção psicológica. Através do software IRAMUTEQ, realizou-se análises monotemáticas e temáticas em três corpus textuais. Foram feitas a Análise Hierárquica Descendente e Análise de Similitude. Para o primeiro corpus (relatos da mediadora), foram analisados 417 segmentos de texto (ST), retendo 77,70% desse total, formando 5 classes - Processo sensorial, Registro da dor, Processo de intervenção, Técnicas para controle do estresse, Coping e pós-coping. No segundo corpus (relatos das bailarinas), foram analisados 250 ST, retendo-se 73,20% desse total, formando 5 classes - Desafios no contexto do jogo da dor, Riscos da dança, Dilemas da dor, Treino de imaginação e relaxamento, Ajustamento às opções disponíveis no meio social. Para o terceiro corpus (relatos das bailarinas e da mediadora), foram analisados 667 ST, retendo-se 83,96% desse total, formando 4 classes - Processos de imaginação, Processo de enfrentamento da dor, Técnicas para controle do estresse, Processo de avaliação e intervenção. O software mostrou-se útil e eficaz para análise de conteúdo da intervenção psicológica.

Keywords : Intervenção psicológica; dança; adolescentes; métodos de pesquisa; psicologia do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License