SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Las creencias sobre la homosexualidad y o prejuicio contra los homosexuales en el lugar de trabajoPica en el embarazo y aspectos psicologicos relacionados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Andressa Melina Becker da  y  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Descrição e análise de uma intervenção psicológica com bailarinos pelo Software IRAMUTEQ. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 577-593. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-11Pt.

Bailarinos convivem diariamente com a dor, muitas vezes não sabendo como enfrentá-la adequadamente, o que pode comprometer o desempenho físico e sua qualidade de vida. Baseado nisso, foi desenvolvido um programa de intervenção psicológica no coping da dor para bailarinos, com a duração de oito sessões de aproximadamente 45 minutos, aplicado em 14 bailarinas de Jazz, com idade entre 12 e 17 anos (M= 14,63; DP= 1,42), que competem em nível internacional. Assim, objetivou-se neste estudo apresentar a utilização de um software para avaliação do conteúdo apresentado por bailarinos e mediadora em intervenção psicológica. Através do software IRAMUTEQ, realizou-se análises monotemáticas e temáticas em três corpus textuais. Foram feitas a Análise Hierárquica Descendente e Análise de Similitude. Para o primeiro corpus (relatos da mediadora), foram analisados 417 segmentos de texto (ST), retendo 77,70% desse total, formando 5 classes - Processo sensorial, Registro da dor, Processo de intervenção, Técnicas para controle do estresse, Coping e pós-coping. No segundo corpus (relatos das bailarinas), foram analisados 250 ST, retendo-se 73,20% desse total, formando 5 classes - Desafios no contexto do jogo da dor, Riscos da dança, Dilemas da dor, Treino de imaginação e relaxamento, Ajustamento às opções disponíveis no meio social. Para o terceiro corpus (relatos das bailarinas e da mediadora), foram analisados 667 ST, retendo-se 83,96% desse total, formando 4 classes - Processos de imaginação, Processo de enfrentamento da dor, Técnicas para controle do estresse, Processo de avaliação e intervenção. O software mostrou-se útil e eficaz para análise de conteúdo da intervenção psicológica.

Palabras clave : Intervenção psicológica; dança; adolescentes; métodos de pesquisa; psicologia do esporte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License