SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Descrição e análise de uma intervenção psicológica com bailarinos pelo Software IRAMUTEQAnálise do discurso sobre redução de danos num CAPSad III e em uma comunidade terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CUNHA, Ana Cristina Barros da et al. Picamalácia na gestação de risco e aspectos psicológicos relacionados. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 613-630. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-12Pt.

Com base em delineamento descritivo e exploratório, objetivou-se avaliar indicadores emocionais (sinais de estresse, ansiedade e depressão) e de enfrentamento (coping) em sete gestantes adultas com Diabetes Mellitus e relato de práticas de picamalácia. A prática de picamalácia na gestação atual foi identificada por meio de entrevista validada, antes das participantes responderem aos instrumentos para avaliação psicológica: (a) Inventário de sinais e sintomas de stress de Lipp (ISSL), para avaliar estresse; (b) Escalas BECK, Inventário BAI e BDI, para avaliar ansiedade e depressão; (c) Escalas Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP), para identificas estratégias de enfrentamento frente ao estresse; e (d) Roteiro de entrevista elaborado para pesquisa. As gestantes foram entrevistadas individualmente e seu relato foi analisado em macro-categorias pela metodologia de Bardin. Indicadores de estresse, ansiedade e depressão foram encontrados em todas as gestantes e as práticas de picamalácia mais referidas foram pagofagia (30,8%) e ingestão de fruta com sal (30,8%). Todas as gestantes apresentavam em comum uma sensação de satisfação após a prática da picamalácia. Tendo em vista possíveis associações entre este transtorno alimentar e desfechos desfavoráveis, considera-se importante investigar a picamalacia a fim de propor uma assistência pré-natal mais efetiva na melhora da saúde da díade mãe-filho.

Palavras-chave : Gestação; diabetes mellitus; picamalácia; ansiedade; depressão; enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License