SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Picamalácia na gestação de risco e aspectos psicológicos relacionadosPerfil de usuários de crack no município de Santos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Bruno  e  DIMENSTEIN, Magda. Análise do discurso sobre redução de danos num CAPSad III e em uma comunidade terapêutica. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 647-660. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-13.

A proposta da Redução de Danos (RD) tem sido utilizada na elaboração de políticas de saúde que não estejam focadas somente na abstinência de substâncias psicoativas. O preconceito moral e a resistência dos profissionais em trabalhar com a proposta é uma dificuldade para sua implementação. Este estudo objetiva investigar concepções e práticas de RD num Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III e uma Comunidade Terapêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que realizou 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais e 05 rodas de conversa com usuários. Identificamos em ambas as instituições que a RD é uma proposta que recebe pouco apoio e não está incorporada à rotina dos serviços, sendo vista como uma estratégia menos complexa e mais barata. A RD não é operacionalizada no cotidiano pelos profissionais que não informam os usuários sobre diversas possibilidades de tratamento no sistema de saúde. Os usuários mostram-se receptivos à RD no enfrentamento das dificuldades e riscos decorrentes do abuso de substâncias psicoativas; reconhecem os efeitos positivos dessa proposta, especialmente no que diz respeito à adesão ao tratamento e recaídas.

Palavras-chave : Redução de danos; álcool; drogas; Centro de Atenção Psicossocial; comunidade terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License