SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Análise do discurso sobre redução de danos num CAPSad III e em uma comunidade terapêuticaHomofobia internalizada e religiosidade entre casais homoafetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RODRIGUES, Luciana Oliveira Villarinho; SILVA, Carlos Roberto de Castro e; OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de  e  TUCCI, Adriana Marcassa. Perfil de usuários de crack no município de Santos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 675-689. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-14.

O uso do crack é uma questão complexa, que exige inovações e articulações intersetoriais na proposição de políticas públicas eficazes. OBJETIVO: descrever o perfil dos usuários de crack do município de Santos/SP. MÉTODO: estudo transversal e de abordagem quantitativa. Participaram 292 sujeitos, de ambos os sexos, com idade acima de dezoito anos. A amostra foi selecionada por meio da técnica da bola de neve. Utilizou-se para a coleta de dados uma versão adaptada do Addiction Severity Index. RESULTADOS: O perfil dos investigados indica maior prevalência de sujeitos do sexo masculino, solteiros, moradores de rua, com idade média de 35 anos, escolaridade média de 8 anos, problemas relacionados aos vínculos familiar e social, presença marcante de sintomas psicológicos e psiquiátricos, início de consumo de crack na vida adulta, poliusuários de substâncias psicoativas e sem histórico de tratamento. CONCLUSÕES: A constatação de tal perfil sugere que as intervenções fundamentadas nas Estratégias de Redução de Danos feitas in loco, com objetivo educativo e preventivo, podem ser as formas mais adequadas de se conseguir inserção e reduzir os danos nesta população. Assim, tais achados podem auxiliar e fortalecer políticas públicas, tal como o consultório na rua, especialmente na área de álcool ou outras drogas.

Palavras-chave : Cocaína-crack; transtornos relacionados ao uso de cocaína; características da população.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License