SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Perfil de usuários de crack no município de SantosConceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; CESAR AUGUSTO DE SA G.; NUNES, Lucas Menezes  e  SILVEIRA, Aline Pompeu. Homofobia internalizada e religiosidade entre casais homoafetivos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 691-702. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-15.

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a religiosidade e o constructo "homofobia internalizada". Parte-se da hipótese de que a religiosidade é uma das variáveis de forte argumento moral negativo sobre as minorias sexuais, sendo então parte da construção pessoal que rejeita a própria homossexualidade. Participaram do estudo 94 pessoas, 49 homens e 45 mulheres, vivendo em um relacionamento estável com parceiro do mesmo sexo. O instrumento investigou quatro dimensões: dados sociodemográficos (idade, sexo, renda, escolaridade, religião, tempo de relacionamento, tempo que mora junto, ocupação e filhos), religiosidade, satisfação conjugal e homofobia internalizada. Os dados foram coletados de forma presencial com instrumento auto-aplicável e analisados a partir de teste t, correlação de Pearson e regressão linear com a homofobia internalizada. Os resultados apontaram maiores níveis de homofobia internalizada entre os grupos de maior religiosidade, confirmando a hipótese inicial. O modelo de regressão linear final mostrou como variáveis associadas à homofobia internalizada: religiosidade, tempo de relacionamento, ter filhos e satisfação conjugal. Os dados alertam para a importância da influência de comportamentos como a religiosidade na vivência da sexualidade. Discute-se que o preconceito contra as minorias sexuais pode ser introjetado por parte dos indivíduos que pertencem ao grupo minoritário, provocando sofrimento.

Palavras-chave : Homofobia; religiosidade; preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License