SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Internalized homophobia and religiosity among homosexual couplesDignity therapy for adults with cancer receiving palliative care: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LAMAS, Karen Cristina Alves. Conceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 703-717. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-16Pt.

Os interesses profissionais vêm sendo pesquisados desde o início do século XX. Ao longo desse tempo várias teorias sobre o desenvolvimento de carreira abordaram a importância de sua avaliação. O objetivo do presente artigo é apresentar definições conceituais e processos desenvolvimentais dos interesses de acordo com quatro teorias amplamente divulgadas, inclusive no contexto brasileiro. Assim, a partir da revisão da Teoria das Personalidades Vocacionais, da Teoria Desenvolvimentista, da Teoria Sociocognitiva do Desenvolvimento de Carreira e da Teoria Construtivista de Savickas foi verificado que não há grandes divergências entre as definições conceituais. Porém, a literatura atual apoia o conceito de traço ou disposição relativamente estável para responder a estímulos do ambiente. Quanto às hipóteses que fundamentam a formulação dos interesses há diferenças de ênfase em algumas variáveis, por exemplo, experiências de aprendizagem e condições socioculturais. Ressalta-se a necessidade de novas pesquisas, principalmente no contexto nacional, que possuam delineamento longitudinal, busquem contextualizar as variáveis envolvidas no processo de desenvolvimento, e construir instrumentos de avaliação que possam ser utilizados em contextos educacionais e organizacionais.

Keywords : Desenvolvimento profissional; interesses profissionais; escolha profissional; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License