SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2La homofobia internalizada y religiosidad entre las parejas homosexualesTerapia de la dignidad para adultos con cáncer en cuidados paliativos: reporte de un caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LAMAS, Karen Cristina Alves. Conceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 703-717. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-16Pt.

Os interesses profissionais vêm sendo pesquisados desde o início do século XX. Ao longo desse tempo várias teorias sobre o desenvolvimento de carreira abordaram a importância de sua avaliação. O objetivo do presente artigo é apresentar definições conceituais e processos desenvolvimentais dos interesses de acordo com quatro teorias amplamente divulgadas, inclusive no contexto brasileiro. Assim, a partir da revisão da Teoria das Personalidades Vocacionais, da Teoria Desenvolvimentista, da Teoria Sociocognitiva do Desenvolvimento de Carreira e da Teoria Construtivista de Savickas foi verificado que não há grandes divergências entre as definições conceituais. Porém, a literatura atual apoia o conceito de traço ou disposição relativamente estável para responder a estímulos do ambiente. Quanto às hipóteses que fundamentam a formulação dos interesses há diferenças de ênfase em algumas variáveis, por exemplo, experiências de aprendizagem e condições socioculturais. Ressalta-se a necessidade de novas pesquisas, principalmente no contexto nacional, que possuam delineamento longitudinal, busquem contextualizar as variáveis envolvidas no processo de desenvolvimento, e construir instrumentos de avaliação que possam ser utilizados em contextos educacionais e organizacionais.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional; interesses profissionais; escolha profissional; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License