SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Conceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico"Nem todas as vítimas importam": crenças no mundo justo, relações intergrupais e responsabilização de vítimas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ESPINDOLA, Amanda Valério et al. Terapia da dignidade para adultos com câncer em cuidados paliativos: um relato de caso. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 733-747. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-18.

Este estudo descreve a eficácia da intervenção Terapia da Dignidade, com uma paciente de 52 anos com câncer em cuidados paliativos. O objetivo do trabalho é avaliar a eficácia da terapia da dignidade. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido em quatorze encontros, antes e depois dos quais foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala Beck de Ansiedade, Escala Beck de Depressão, Inventário de Dignidade do Paciente. A análise dos dados foi feita qualitativamente, pelo estabelecimento de categorias temáticas e, pela comparação dos resultados das Escalas e do Inventário. Observou-se que, após a realização da intervenção, houve redução nos níveis de depressão (40 para 29 pontos) e melhora no senso de dignidade da paciente (104 para 76 pontos), embora tenha havido aumento nos níveis de ansiedade (46 para 53 pontos). Além disso, aponta-se que a técnica Terapia da Dignidade favoreceu a recuperação de memórias positivas, a possibilidade de arrepender-se e pedir perdão e a aproximação dos familiares no final da vida, representado no documento legado, previsto pela técnica da Terapia da Dignidade, concluindo-se que a Terapia da Dignidade foi eficaz.

Palavras-chave : Terapia da Dignidade; cuidados paliativos; Psicologia Hospitalar; Psico-Oncologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License