SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Dignity therapy for adults with cancer receiving palliative care: a case reportDoes working memory training promote changes in fluid intelligence? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MODESTO, João Gabriel  and  PILATI, Ronaldo. "Nem todas as vítimas importam": crenças no mundo justo, relações intergrupais e responsabilização de vítimas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 763-774. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-18Pt.

A presente pesquisa investigou o processo de responsabilização de vítimas no contexto das relações intergrupais a partir da hipótese do mundo justo. Em dois estudos testamos a influência da categoria social da vítima na relação entre crenças no mundo justo (CMJ) explícita\ implícita e a responsabilização de vítimas. No Estudo 1, 102 participantes responderam a medidas explícita e implícita da CMJ e avaliaram o grau de responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida. No Estudo 2, além da manipulação da categoria social da vítima, incluímos uma manipulação de carga cognitiva. Foram 110 participantes que responderam às medidas da CMJ e avaliaram a responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida em uma situação de carga cognitiva (baixa X alta). Verificou-se que a categoria social da vítima interfere na relação da CMJ com a responsabilização. Quando a CMJ explícita ou implícita explicou a responsabilização, esse efeito foi restrito para a avaliação da vítima do endogrupo. Os achados da presente pesquisa corroboram a hipótese que vítimas do endogrupo são mais ameaçadoras para a CMJ dos indivíduos, indicando a importância de considerar a categoria social da vítima para um adequado entendimento da hipótese do mundo justo.

Keywords : Crenças no mundo justo; processos implícitos; relações intergrupais; carga cognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License