SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Terapia de la dignidad para adultos con cáncer en cuidados paliativos: reporte de un caso¿Entrenar memoria de trabajo promueve cambios en la inteligencia fluida? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MODESTO, João Gabriel  y  PILATI, Ronaldo. "Nem todas as vítimas importam": crenças no mundo justo, relações intergrupais e responsabilização de vítimas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 763-774. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-18Pt.

A presente pesquisa investigou o processo de responsabilização de vítimas no contexto das relações intergrupais a partir da hipótese do mundo justo. Em dois estudos testamos a influência da categoria social da vítima na relação entre crenças no mundo justo (CMJ) explícita\ implícita e a responsabilização de vítimas. No Estudo 1, 102 participantes responderam a medidas explícita e implícita da CMJ e avaliaram o grau de responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida. No Estudo 2, além da manipulação da categoria social da vítima, incluímos uma manipulação de carga cognitiva. Foram 110 participantes que responderam às medidas da CMJ e avaliaram a responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida em uma situação de carga cognitiva (baixa X alta). Verificou-se que a categoria social da vítima interfere na relação da CMJ com a responsabilização. Quando a CMJ explícita ou implícita explicou a responsabilização, esse efeito foi restrito para a avaliação da vítima do endogrupo. Os achados da presente pesquisa corroboram a hipótese que vítimas do endogrupo são mais ameaçadoras para a CMJ dos indivíduos, indicando a importância de considerar a categoria social da vítima para um adequado entendimento da hipótese do mundo justo.

Palabras clave : Crenças no mundo justo; processos implícitos; relações intergrupais; carga cognitiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License