SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Does working memory training promote changes in fluid intelligence?Weighted feature typology based on semantic feature production norms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SANTOS, Eugênia Andréa Leão; NOGUEIRA, Claudia Bueno; QUEIROZ, Lidianne Lins de  and  BARROS, Romariz da Silva. Formação de classes de equivalência via consequências específicas das classes em crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 831-842. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-20.

Estudos anteriores sobre a formação de classes de equivalência, com consequências específicas para as classes, apontaram variabilidade intersujeitos provavelmente devida a perda de eficácia das consequências como reforçadores. O presente estudo avaliou (a) a eficácia da introdução de variações de eventos (dentro de uma categoria) como consequências específicas das classes e (b) a inclusão de tais consequências nas classes. Duas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e com deficiência intelectual, foram submetidas a treino de emparelhamento ao modelo (Conjunto A - Modelo A1, S+A1/S-A2 e Modelo A2, S+A2/S-A1) e treino de reversões de discriminações simples (Conjunto B - S+B1/S-B2 e reversões). Dois conjuntos de vídeos variados de um mesmo tema e dois conjuntos de alimentos variados dentro de uma mesma categoria foram usados como consequências específicas. Os dados mostram que a variedade de elementos foi eficiente para manter a eficácia do reforçamento e encoraja o uso de procedimentos similares em contexto aplicado. Ambos os participantes mostraram forte evidência de formação de classes de equivalência, confirmando a predição teórica sobre a inclusão de consequências específicas nas classes. Os dados confirmam que relações de equivalência podem ser encontradas em contingências de três termos.

Keywords : Emparelhamento do modelo por identidade; discriminação simples; formação de classes de equivalência; consequências específicas; Transtorno do Espectro do Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License