SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Formação de classes de equivalência via consequências específicas das classes em crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACINTYRE, Mauro; VIVAS, Leticia  e  VIVAS, Jorge. Tipologia de atributos ponderada baseadas em normas de produção atributos semânticos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 843-854. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-21Es.

A tipologia de atributos propostas pelas teorias sensório-funcionais para explicar as diferenças entre domínios (seres vivos e objetos inanimados) tem críticas mistas: (a) definição imprecisa do tipo de atributo; (b) limitações da taxonomia dicotômica; (c) insuficiência da variável frequência de produção para discriminar entre domínios. Este trabalho pretende contribuir para superar essas dificuldades, propondo uma taxonomia mais complexa e partindo de dados empíricos obtidos de Normas de Produção de Atributos Semânticos em Espanhol, considerando a freqüência e ordem de produção dos atributos. O trabalho foi feito em uma amostra de 180 adultos saudáveis falantes de espanhol que emitiram atributos definidores para 90 conceitos concretos. Os resultados refletem semelhanças entre domínios na primazia de atributos superordenados e diferenças quanto ao peso dos atributos dinâmicos (funcionais e comportamentais) e sensoriais. Esta informação contribui para a caracterização da composição estuctural dos atributos que fazem a representação semântica de conceitos específicos.

Palavras-chave : Atributos semânticos; normas de produção de atributos semânticos; domínios semânticos; acessibilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License