SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Skinner y Feyerabend sobre el método y el papel de la ciencia en una sociedad libre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

DUTRA-THOME, Luciana  y  KOLLER, Silvia Helena. Versão brasileira do inventário das dimensões da adultez emergente: investigando a atual transição para a vida adulta. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 901-912. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-01.

O objetivo do presente estudo foi de analisar a estrutura fatorial do Inventário de Dimensões da Adultez Emergente (IDEA) no Brasil, a fim de utilizar a medida em estudos subsequentes no país, e para fornecer dados para comparação da estrutura fatorial do instrumento em diferentes países. A amostra incluiu 547 indivíduos entre 18 e 29 anos, residentes em Porto Alegre (RS), de níveis socioeconômicos alto e baixo. Os resultados apontaram que o inventário apresentou uma estrutura diferente no Brasil quando comparado com a medida original. Por exemplo, o item "separar-se dos pais" migrou da dimensão "Exploração da Identidade" para a dimensão "Foco em si mesmo", fato influenciado por especificidades culturais brasileiras. O inventário examinado apresentou uma nova estrutura fatorial, associada com o contexto brasileiro e com características específicas da distribuição dos itens na estrutura original. Por fim, conclui-se que a medida pode ser usada satisfatoriamente como uma ferramenta de investigação do fenômeno adultez emergente no Brasil e na América Latina.

Palabras clave : Transição para a vida adulta; adultez emergente; avaliação; propriedades psicométricas; contexto brasileiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License