SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Skinner e Feyerabend sobre o método e o papel da ciência em uma sociedade livreAdolescência(s): produções e atravessamentos discursivos em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTIS, Ligia de  e  BARHAM, Elizabeth Joan. Envolvimento paterno: construção de um modelo teórico baseado em uma revisão da literatura. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 941-953. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-03Pt.

Um corpo amplo de evidências científicas já existente documenta a importância da relação pai-filho. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo teórico de envolvimento paterno, organizado de acordo com princípios de Análise de Equações Estruturais, que requerem especificar as variáveis associadas ao construto central, com base em dados empíricos. Em 2015, foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicas APA PsycNET, Bireme, PEPSIC, Web of Science e IndexPsi Periódicos, usando os descritores "envolvimento" e "paterno", cruzados com "avaliação" ou "instrumento", nos idiomas inglês e português. Não foram impostas restrições em relação ao ano de publicação. foram encontrados 39 textos completos que incluíam dados empíricos sobre o envolvimento paterno. As informações encontradas foram agrupadas em três categorias: (a) dimensões do envolvimento paterno, (b) fatores que afetam o envolvimento paterno e (c) impactos deste envolvimento sobre outras variáveis. O modelo apresentado sintetiza os resultados dos estudos e representa um avanço no desenvolvimento teórico na área. Este modelo aumenta a visibilidade de questões conceituais sobre o envolvimento paterno e seus correlatos, e, depois da sua testagem empírica, poderá contribuir para o aprimoramento de programas de intervenção para pais.

Palavras-chave : Envolvimento paterno; modelo teórico; desenvolvimento; bem-estar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License