SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adolescência(s): produções e atravessamentos discursivos em análiseDinâmicas de gênero e sexualidade no sexo tarifado entre homens: uma análise por meio da noção de comunidades de prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FUMAGALLI, Julieta et al. Fluência semântica e fonológica em uma amostra de crianças argentinas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 983-993. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-05.Es.

No presente trabalho oferecemos dados de tarefas de fluência verbal para crianças argentinas de 3°, 5° e 7 ° ano do ensino fundamental. Os participantes foram avaliados com uma tarefa de fluência semântica, que testou as categorias de animais, frutas e legumes e partes do corpo para o domínio dos seres vivos e meios de transporte, instrumentos musicais e roupas para os objetos inanimados. As crianças também foram avaliadas com uma tarefa de fluência fonológica que testou os fonemas /f /, /a/e /s /. Os dados obtidos apontam para diferenças de desempenho entre as tarefas e mostraram um melhor desempenho nas de fluência semântica. Além disso, nas tarefas de fluência semântica os participantes tiveram um melhor desempenho no domínio dos seres vivos. Tanto para fluência semântica quanto fonológica, as diferenças estiveram presentes quando os grupos foram comparados pelo nível de escolaridade, de modo que os alunos de 3° ano se dissociam significativamente dos 5° e 7 ° anos, produzindo menor quantidade de exemplares. Os resultados são discutidos à luz de possíveis diferenças originadas no desenvolvimento cognitivo, as funções executivas e o sistema semântico.

Palavras-chave : Fluência semântica; fluência fonológica; nível de escolaridade; crianças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License