SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Fluência semântica e fonológica em uma amostra de crianças argentinasInterferência retroativa: o esquecimento como uma interrupção na consolidação da memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAMANN, Cristiano. Dinâmicas de gênero e sexualidade no sexo tarifado entre homens: uma análise por meio da noção de comunidades de prática. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1007-1024. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-06Pt.

Este estudo analisa a constituição de comunidades de prática no contexto do sexo tarifado exercido por homens, com foco nos exercícios de sexualidade e identificações de gênero. Utilizou-se de uma abordagem inspirada na Teoria Fundamentada, por meio da qual se realizaram diários de campo das incursões em ambientes de sexo tarifado, entrevistas narrativas com seis homens que se dedicam a atividade e dois gerentes de duas casas especializadas no mercado de sexo porto-alegrense, durante o ano de 2015. O corpus foi analisado discursivamente e identificaram-se dinâmicas associadas à formação de comunidades de prática pela via de estratégias de vigilância e correção, de modo que aspectos como o investimento corporal e outras dimensões performativas atualizavam relações de consumo circunscritas em algumas esferas de controle. Exercício de poder se mostram pela via da "dessexualização" do cliente, ou da feminilização do garoto de programa, indicando que a noção de comunidade não se dissociava de aspectos discursivos heteronormativos.

Palavras-chave : Gênero; sexualidade; prostituição; homens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License