SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Gender and sexuality dynamics in tariffed sex among men: analysis of the notion of communities of practicePROLEC-T - text comprehension test: psychometric properties analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ALVES, Marcus Vinicius Costa  and  BUENO, Orlando Francisco Amodeo. Interferência retroativa: o esquecimento como uma interrupção na consolidação da memória. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1043-1054. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-07Pt.

O esquecimento é uma condição vivenciada diariamente pelos indivíduos e um conceito de extrema importância para a ciência da memória, apesar de sua experimentação ser complexa. Algumas teorias que tentam definir a ciência do esquecimento são apresentadas neste estudo, todavia, aqui focamos na Teoria da Interferência, principalmente na Interferência Retroativa (IR). A IR é a interferência que ocorre quando uma informação ou tarefa é inserida entre a apresentação de uma informação-alvo e sua posterior recordação. A IR pode ser explicada como uma competição de itens, mas atualmente surge a proposta que ela seja fruto da interrupção de um outro processo, chamado de Consolidação da Memória. A consolidação da memória é o processo através do qual as informações tornam-se estáveis, a partir de processos neurais posteriores ao registro inicial de uma informação que contribuem para o registro definitivo - ou, ao menos, mais duradouro - desta informação. A IR perturbaria estes processos posteriores à aprendizagem, resultando na perda destes materiais. O presente estudo visa propor a possibilidade da investigação mais aprofundada deste tópico para a melhor compreensão desse relevante conceito, visando aprofundar o conhecimento desta hipótese e outras possíveis causas do esquecimento.

Keywords : Esquecimento; memória de longo prazo; Teoria da Interferência; consolidação da memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License