SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Retroactive interference: forgetting as an interruption of memory consolidationCompliance to mothers' instructions with medical treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira; VILHENA, Douglas de Araújo  and  SANTOS, Marcos Antônio da Cunha. PROLEC-T - prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1067-1080. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-08.

A Prova de Compreensão de Texto da Bateria PROLEC (PROLEC-T), amplamente utilizada no Brasil, apresenta amostra limitada e apenas análises descritivas dos escores. OBJETIVOS: conhecer a estrutura interna (adequação dos itens via Teoria de Resposta ao Item) e os índices de validade externa (concorrente) da referida prova. MÉTODO: estudo das respostas de 457 alunos (49,7% meninos) do 2º ao 5º ano, aleatoriamente selecionados em 77 salas de aula de oito escolas estaduais, ao PROLEC-T e a três testes de leitura. RESULTADOS: a prova apresenta baixo nível de dificuldade e pouca variabilidade de escores, evidenciando validade interna não satisfatória. Mostra também limitações em relação à validade concorrente, uma vez que as correlações entre os seus escores e o ano escolar, a idade da criança e as notas finais na disciplina Língua Portuguesa foram fracas, embora tenham sido medianas com as medidas de leitura. CONCLUSÃO: Em sua forma atual, o PROLEC-T parece ser adequada apenas para uma avaliação informal de crianças com dificuldade de leitura. No entanto, caso seja reformulada, sugere-se a substituição de seus textos por histórias inéditas, em ordem crescente de dificuldade, com apenas perguntas inferenciais.

Keywords : Avaliação de leitura; compreensão de textos; validade instrumentos; teoria de resposta ao item.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License