SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Interferência retroativa: o esquecimento como uma interrupção na consolidação da memóriaObediência às instruções maternas em situação de tratamento médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira; VILHENA, Douglas de Araújo  e  SANTOS, Marcos Antônio da Cunha. PROLEC-T - prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1067-1080. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-08.

A Prova de Compreensão de Texto da Bateria PROLEC (PROLEC-T), amplamente utilizada no Brasil, apresenta amostra limitada e apenas análises descritivas dos escores. OBJETIVOS: conhecer a estrutura interna (adequação dos itens via Teoria de Resposta ao Item) e os índices de validade externa (concorrente) da referida prova. MÉTODO: estudo das respostas de 457 alunos (49,7% meninos) do 2º ao 5º ano, aleatoriamente selecionados em 77 salas de aula de oito escolas estaduais, ao PROLEC-T e a três testes de leitura. RESULTADOS: a prova apresenta baixo nível de dificuldade e pouca variabilidade de escores, evidenciando validade interna não satisfatória. Mostra também limitações em relação à validade concorrente, uma vez que as correlações entre os seus escores e o ano escolar, a idade da criança e as notas finais na disciplina Língua Portuguesa foram fracas, embora tenham sido medianas com as medidas de leitura. CONCLUSÃO: Em sua forma atual, o PROLEC-T parece ser adequada apenas para uma avaliação informal de crianças com dificuldade de leitura. No entanto, caso seja reformulada, sugere-se a substituição de seus textos por histórias inéditas, em ordem crescente de dificuldade, com apenas perguntas inferenciais.

Palavras-chave : Avaliação de leitura; compreensão de textos; validade instrumentos; teoria de resposta ao item.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License