SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3PROLEC-T - text comprehension test: psychometric properties analysisThe state of the art on child custody in theses and dissertations from brazilian universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ZAZULA, Robson  and  GON, Márcia Cristina Caserta. Obediência às instruções maternas em situação de tratamento médico. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1081-1093. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-09.

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele com etiologia desconhecida e alta incidência na infância. Embora a emissão de respostas para o seguimento de recomendações médicas seja um importante comportamento para o controle dos sintomas, existe elevadas taxas de respostas de não seguimento das recomendações médicas, compreendida como desobediência ou não adesão. O presente estudo avaliou, em uma breve avaliação direta, o controle exercido por instruções diretas e indiretas, verbalizadas pelas mães, no comportamento de obediência às em situação de tratamento médico. Participaram do estudo quatro meninas, com idades entre 9 e 14 anos, diagnosticadas com dermatite atópica e suas mães. Elas foram recrutadas no departamento de dermatologia de ambulatório de especialidades de um hospital escola. A avaliação comportamental foi realizada por meio do delineamento experimental de multielementos, realizado em três fases. O uso de instruções diretas aumentou a probabilidade de emissão de comportamentos de obediência, especialmente quando associados ao uso de condução física e elogios. Os resultados deste estudo podem ser importantes para identificar as variáveis mais importantes no tratamento de crianças com dermatite atópica e para desenvolver programas de intervenção individuais ou em grupo com esta população.

Keywords : Instruções; obediência; avaliação comportamental; dermatite atópica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License