SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Estado del arte sobre custodia de los hijos en tesis y disertaciones de las universidades brasileñasUtilización de juegos adaptados para evaluación de habilidades matemáticas y monetarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Francislaine da; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  y  LAURIS, José Roberto Pereira. Problemas comportamentais em crianças pré-escolares com fissura labiopalatina. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1107-1122. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-11Pt.

O presente estudo objetivou identificar problemas de comportamento de 83 crianças com fissura labiopalatina e testar a correlação entre esses problemas e as variáveis sexo, idade e tipo de fissura. Os instrumentos utilizados foram: Protocolo de Entrevista e o CBCL.Procedeu-se a análise descritiva dos dados utilizando medidas de frequência e porcentagem e,para as associações, foi realizado o Teste Estatístico do Qui-quadrado. Os resultados mostraram maior frequência de problemas de comportamento externalizantes em meninos. Verificou-se porcentagem maior de problemas internalizantes (62,2%) e problemas totais (46,7%) em crianças mais velhas. Quanto à relação entre tipo de fissura e problemas comportamentais pode-se constatar a prevalência de comportamentos internalizantes, independentemente do tipo. Considerando o perfil comportamental que compõem as escalas internalizantes e externalizantes, foi observada uma associação entre sexo e comportamento agressivo, com destaque para os meninos; idade e comportamento agressivo, com destaque para 3 a 4 anos e 3 meses e, tipo de fissura pré-forame e transforame e comportamento internalizante, com destaque para os problemas de ansiedade/depressão (50% e 27,1% respectivamente). Considera-se que tais dados podem contribuir para o planejamento de ações preventivas e interventivas, uma vez que comportamentos internalizantes e externalizantes reduzem as oportunidades de interações adequadas e, consequentemente, de desenvolvimento social.

Palabras clave : Comportamento infantil; problema de comportamento; fissura labiopalatina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License