SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação de livros infantis brasileiros sobre prevenção de abuso sexual baseada em critérios da literaturaSignificados da ressocialização para agentes penitenciárias em uma prisão feminina: entre o cuidado e o controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHNEIDER, Amanda Mom berger  e  MOREIRA, Mariana Calesso. Psicólogo intensivista: reflexões sobre a inserção profissional no âmbito hospitalar, formação e prática profissional. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1225-1239. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-15Pt.

Esta pesquis a buscou analisar o perfil do psicólogo hospitalar atuante em Unidades de Terapia Intensiva em hospitais públicos e privados de Porto Alegre, conhecer sua formação, as principais intervenções psicológicas utilizadas no atendimento ao paciente e seus familiares, as possiblidades de intervenção com a equipe assistencial atuante em terapia intensiva e identificar possíveis carências na formação do psicólogo que sejam consideradas essenciais pelas participantes para atuação neste campo. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e uma entrevista semidirigida. Foram entrevistadas sete psicólogas intensivistas de dois hospitais de Porto Alegre-RS, atuantes em unidades de atenção a pacientes adultos, pediátrica e neonatal. As informações obtidas nas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, e dela emergiram categorias temáticas para posterior interpretação dos resultados. Foi percebida uma carência nos cursos de Psicologia de conteúdos que capacitem os alunos para as especificidades da atuação em saúde e sua inserção em equipes multiprofissionais. A pesquisa também evidenciou a necessidade de adaptação das técnicas já utilizadas na clínica, tanto no que diz respeito à avaliação psicológica quanto nos atendimentos a pacientes, familiares e intervenções em grupo. Evidencia-se a carência de estudos sobre Psicologia Intensivista, destacando a necessidade de mais pesquisas nesta área.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; intensivismo; equipes multiprofissionais; formação em psicologia; UTI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License