SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3O estudo da superstição nas ciências do comportamento: debatendo procedimentos experimentais e concepções teóricas"In x out": revisando o viés de grupo através da perspectiva biológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COUTINHO, Fernanda Correa et al. Adaptação de um protocolo cognitivo comportamental para pacientes com transtorno de ansiedade generalizada com baixo nível educacional. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1411-1426. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-22.

Este artigo relata a experiência de tratamento de pacientes de baixa renda com diagnóstico primário de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em hospital público no Rio de Janeiro, Brasil. A ideia inicial do projeto era tratamento ambulatorial, com aplicação de um modelo cognitivo para o tratamento de TAG; porém, observamos que a maioria dos pacientes apresentou baixo nível educacional, o que tornava difícil sua compreensão dos principais aspectos do tratamento cognitivo-comportamental oferecido. Assim, foram feitas adaptações no protocolo de tratamento, incluindo a forma como as técnicas foram apresentadas e aplicadas, a abordagem terapêutica utilizada e a duração das sessões. Considerando que variações de terapias cognitivas são cada vez mais aplicadas em ambulatórios hospitalares em todo o mundo, o objetivo deste artigo é apresentar as adaptações realizadas e discutir possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas na prática clínica com pacientes com baixo nível educacional e socioeconômico. Trata-se de um estudo clínico, com apresentação de um caso ilustrativo. Os resultados obtidos foram positivos e mostraram que as adaptações no protocolo foram essenciais para o sucesso terapêutico. Conclui-se que, tendo em mente o escopo do tratamento, o terapeuta deve estar atento às demandas e particularidades do cliente a fim de obter sucesso terapêutico.

Palavras-chave : Transtorno de ansiedade generalizada; terapia cognitivo-comportamental; baixo nível educacional/econômico; relato de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License