SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Adaptation of a cognitive-behavioral protocol for generalized anxiety disorder patientswith low educational attainmentBrazilian behavior-analytic literature on mathematical and mathematics' teaching behavior: data from 1970 to 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SHIRAMIZU, Victor Kenji Medeiros  and  YAMAMOTO, Maria Emília. "In x out": revisando o viés de grupo através da perspectiva biológica. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1427-1439. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-23Pt.

Os fatores subjacentes ao favorecimento do endogrupo e de indiferença/hostilidade ao exogrupo são amplamente estudados pela psicologia social, onde estudos reportam que, por exemplo, indivíduos confiam mais e associam palavras positivas aos membros do mesmo grupo. O estudo desses fatores pode ajudar na compreensão de fenômenos tais como preconceito e etnocentrismo. As perspectivas evolucionista e neuroendócrina vêm sendo extremamente relevantes nos últimos anos para o estudo do favoritismo ingroup. Todavia, uma busca sistemática nas bases de dados Lilacs, Scielo, Google Scholar e Web of Science por palavras-chave relacionadas ao viés de grupo demonstrou uma carência por publicações nesse tema no Brasil. Dos trabalhos recuperados, apenas um se enquadrava na perspectiva evolucionista e nenhum abordava os mecanismos neuroendócrinos do viés de grupo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é discutir o viés de grupo através de uma perspectiva biológica, explicitando as hipóteses para a evolução desses comportamentos, os métodos empregados para o estudo dos mesmos e as bases neuroendócrinas e os substratos neurais que os medeiam.

Keywords : Favoritismo ingroup; teoria dos jogos; neuroendocrinologia; perspectiva evolucionista.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License