SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adaptação de um protocolo cognitivo comportamental para pacientes com transtorno de ansiedade generalizada com baixo nível educacionalProdução analítico-comportamental brasileira sobre comportamento matemático e de ensinar matemática: dados de 1970 a 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SHIRAMIZU, Victor Kenji Medeiros  e  YAMAMOTO, Maria Emília. "In x out": revisando o viés de grupo através da perspectiva biológica. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp. 1427-1439. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.3-23Pt.

Os fatores subjacentes ao favorecimento do endogrupo e de indiferença/hostilidade ao exogrupo são amplamente estudados pela psicologia social, onde estudos reportam que, por exemplo, indivíduos confiam mais e associam palavras positivas aos membros do mesmo grupo. O estudo desses fatores pode ajudar na compreensão de fenômenos tais como preconceito e etnocentrismo. As perspectivas evolucionista e neuroendócrina vêm sendo extremamente relevantes nos últimos anos para o estudo do favoritismo ingroup. Todavia, uma busca sistemática nas bases de dados Lilacs, Scielo, Google Scholar e Web of Science por palavras-chave relacionadas ao viés de grupo demonstrou uma carência por publicações nesse tema no Brasil. Dos trabalhos recuperados, apenas um se enquadrava na perspectiva evolucionista e nenhum abordava os mecanismos neuroendócrinos do viés de grupo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é discutir o viés de grupo através de uma perspectiva biológica, explicitando as hipóteses para a evolução desses comportamentos, os métodos empregados para o estudo dos mesmos e as bases neuroendócrinas e os substratos neurais que os medeiam.

Palavras-chave : Favoritismo ingroup; teoria dos jogos; neuroendocrinologia; perspectiva evolucionista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License