SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Evaluación y rehabilitación neuropsicológica después de una lesión cerebral adquiridaAnálisis datos diádicos: un ejemplo desde la investigación con parejas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BELOTTI, Meyrielle et al. Percepções sobre o processo de trabalho em um centro de atenção psicossocial infanto-juvenil. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1547-1557. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-04Pt.

O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções dos profissionais de saúde sobre o processo de trabalho e, consequentemente, a produção do cuidado, diante da fusão de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas infanto-juvenil (CAPS ADi) com um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), de um município da região sudeste do Brasil. Utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 11 profissionais de saúde. Para a coleta de dados foi utilizado a técnica do grupo focal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a fusão dos serviços ocorreu de modo verticalizado, não havendo a inclusão dos profissionais no processo de planejamento para a unificação. Esta situação produziu reflexo no trabalho, tais como: dificuldades para a realização do trabalho em equipe sob a ótica da interdisciplinaridade; a construção de um agir descomprometido; e a organização do trabalho por demandas. Além destas questões, verificou-se que a não apropriação dos profissionais dos processos de mudança ocorridos gerou sofrimento nestes.

Palabras clave : Processo de trabalho; serviços de saúde mental; criança; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License