SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Perceptions of the process of work in a psychosocial care center for children and youthErgological perspectives for the use of driving simulators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ANDRADE, Alexsandro Luiz De; CASSEPP-BORGES, Vicente; FERRER, Emílio  and  SANCHEZ-ARAGON, Rozzana. Análises de dados diádicos: um exemplo a partir da pesquisa com casais. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1571-1588. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-05.

A pesquisa no campo dos fenômenos sociais e psicológicos possui aspectos que são caracterizados pela interdependência de diferentes atores, como o caso das relações de casais. Desta forma, o presente artigo visa apresentar o modelo de análise de dados diádicos a partir de um estudo em contexto de relações amorosas à comunidade científica brasileira. Para tal, um estudo empírico com foco na interação entre aspectos de paixão obsessiva e dimensões de qualidade no relacionamento foi conduzido com 212 casais brasileiros. É dada uma especial ênfase na montagem do banco de dados, que pode ter a estrutura individual, a estrutura diádica ou ainda a estrutura pairwise. Os resultados apresentam um roteiro de orientação dos principais passos da análise diádica, envolvendo também considerações sobre como configurações de paixão e qualidade se relacionam entre parceiros envolvidos em relações amorosas. Embora não se limitando a esta temática, o modelo de análise diádicas é uma importante ferramenta para o estudo dos relacionamentos românticos.

Keywords : Relações amorosas; satisfação com o relacionamento; análise de dados diádicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License