SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Ergological perspectives for the use of driving simulatorsThe perspective of children attending CAPSi on the relationship between care and play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MOGNON, Jocemara Ferreira  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação do comportamento do motorista, lócus de controle e estilos de direção no trânsito. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1621-1635. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-07.

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento do condutor, o lócus de controle no trânsito e os estilos de condução. Participaram 326 motoristas, com idades entre 19 a 75 anos (M = 38,27; DP = 11,54), sendo 55,5% do sexo feminino e tempo de habilitação de 1 a 49 anos (M = 15,69; DP = 10,80). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Comportamento do Condutor (QCM), a Escala de Lócus de Controle para o trânsito (T-LOC-BR) e a Escala Multidimensional dos Estilos de direção (MSDI). Os resultados indicaram que os erros, lapsos e violações do condutor se mostraram positivamente correlacionados com a atribuição da ocorrência de acidentes a motivos internos e ao acaso, bem como aos estilos de condução agressivo e negligente. As análises dos escores dos três instrumentos revelaram, ainda, diferenças significativas relativas às variáveis sociodemográficas. Acredita-se que os achados deste trabalho contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o comportamento do condutor, contudo há a necessidade da realização de novos estudos.

Keywords : Psicologia do trânsito; comportamentos de risco; infrações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License