SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Perspectivas ergológicas para o uso de simuladores de direçãoO olhar de crianças do CAPSi sobre as relações do cuidar e do brincar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOGNON, Jocemara Ferreira  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação do comportamento do motorista, lócus de controle e estilos de direção no trânsito. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1621-1635. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-07.

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento do condutor, o lócus de controle no trânsito e os estilos de condução. Participaram 326 motoristas, com idades entre 19 a 75 anos (M = 38,27; DP = 11,54), sendo 55,5% do sexo feminino e tempo de habilitação de 1 a 49 anos (M = 15,69; DP = 10,80). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Comportamento do Condutor (QCM), a Escala de Lócus de Controle para o trânsito (T-LOC-BR) e a Escala Multidimensional dos Estilos de direção (MSDI). Os resultados indicaram que os erros, lapsos e violações do condutor se mostraram positivamente correlacionados com a atribuição da ocorrência de acidentes a motivos internos e ao acaso, bem como aos estilos de condução agressivo e negligente. As análises dos escores dos três instrumentos revelaram, ainda, diferenças significativas relativas às variáveis sociodemográficas. Acredita-se que os achados deste trabalho contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o comportamento do condutor, contudo há a necessidade da realização de novos estudos.

Palavras-chave : Psicologia do trânsito; comportamentos de risco; infrações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License