SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Driver's behavior assessment, locus of control and driving styles in trafficPsychosocial and mental health care in rural environments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SILVA, Eloína Ariana Ribeiro Damasceno; ARAUJO, Maria Iracema de Sousa; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza  and  PEREIRA, Melina de Carvalho. O olhar de crianças do CAPSi sobre as relações do cuidar e do brincar. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1637-1651. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-08.

Este estudo buscou compreender as relações do cuidar e do brincar em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) do Vale do São Francisco na perspectiva das crianças usuárias. Tendo como orientação a multirreferencialidade metodológica, que concebe a integração de perspectivas epistemológicas da pesquisa, esta investigação baseou-se na fenomenologia e inspirou-se na etnografia. Treze crianças, com idade entre 7 a 11 anos, que frequentavam a instituição semanalmente, participaram da pesquisa que resultou nesse relato. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: observação via diário de campo e atividades lúdicas (brincadeiras, entrevistas informais, recursos fotográficos e massa de modelar). Os dados foram analisados a partir da técnica de triangulação, que visa cruzar as informações, conteúdos e temas, apreendendo possíveis sentidos e significados. Por fim, através da redução fenomenológica, os temas emergentes foram identificados e organizados em categorias nomeadas como: O cuidado como comida/necessidades básicas; O cuidado como afeto; Retribuindo o cuidado; Ambiência: fator de cuidado?; CAPSi como lugar de brincar; Prazer e envolvimento com o lúdico. Os resultados contribuíram para os estudos na área de saúde mental em geral, fomentando as discussões que valorizam o protagonismo da criança através de um trabalho dinâmico e flexível.

Keywords : Crianças; brincar; cuidar; CAPSi; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License