SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4O olhar de crianças do CAPSi sobre as relações do cuidar e do brincarQuando a educação não é solução: política de enfrentamento ao trabalho infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COSTA NETO, Mauricio Cirilo da  e  DIMENSTEIN, Magda. Cuidado psicossocial em saúde mental em contextos rurais. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1653-1664. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-09Pt.

As populações rurais sofrem historicamente efeitos do modelo socioeconômico pautado no latifúndio e exploração do trabalhador. Esse modelo está associado à produção de situações de vulnerabilidade psicossocial e ambiental que impactam negativamente na saúde mental. No meio rural há, portanto, certos condicionantes que são decisivos no processo saúde-doença e que devem ser considerados na produção da atenção. Este estudo teórico problematiza o cuidado em saúde mental em contextos rurais considerando o processo de determinação social da saúde e da vida, bem como os territórios concretos de existência das populações rurais. Realizou-se uma revisão da literatura nos principais bancos de dados, o que evidenciou a carência de estudos sobre a temática. Considera-se que a lógica territorial e comunitária que sustenta a Atenção Psicossocial precisa ser construída no cotidiano das equipes, visando respostas mais efetivas às necessidades de saúde mental das populações rurais, relacionadas diretamente às iniquidades que marcam a vida no campo.

Palavras-chave : Assistência integral à saúde; saúde da população rural; saúde mental; serviços de saúde mental; serviços de saúde rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License