SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Quando a educação não é solução: política de enfrentamento ao trabalho infantilIdentificação de jogos como consequências de comportamentos de escolha para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIMBERGER, Jéssica  e  ANDRETTA, Ilana. Desenvolvimento das habilidades sociais na vida de mulheres usuárias de crack: estudo de casos múltiplos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1709-1724. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-11Pt.

Estudos apontam a relação entre baixas habilidades sociais e o uso de drogas, mas não contemplam seus significados para mulheres usuárias de crack. Desta forma, objetiva-se compreender o desenvolvimento das habilidades sociais na trajetória de vida de tais mulheres. Trata-se de um estudo qualitativo, de casos múltiplos, com síntese de casos cruzados. Os dados foram coletados pela pesquisadora em duas etapas, sendo a primeira composta pelo questionário de dados sociodemográficos e de uso de drogas, Mini International Neuropsychiatric Interview, Inventário de Habilidades Sociais, Screening Cognitivo do Wais-III e Structured Clinical Interview for DSM Disorders. Na segunda etapa, utilizou-se a Entrevista Clínica sobre Trajetória de Vida e Habilidades Sociais. Participaram desse estudo três mulheres. Todas apresentaram dificuldades nas habilidades sociais desde a infância, com repertório adquirido através de modelos inadequados de interações sociais com seus familiares, escolares e pares. As comorbidades podem ter dificultado o uso das habilidades sociais e houve déficit nas mulheres com transtorno de personalidade borderline. Além disso, a entrevista clínica permitiu uma análise mais profunda dos dados obtidos por meio do IHS-Del Prette. Indica-se que as comorbidades sejam consideradas na avaliação das habilidades sociais e que intervenções promovam tais habilidades durante o tratamento do uso de drogas.

Palavras-chave : Habilidades sociais; mulheres; crack cocaína; transtornos relacionados ao uso substâncias; estudo de casos múltiplos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License