SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Desenvolvimento das habilidades sociais na vida de mulheres usuárias de crack: estudo de casos múltiplosFalhas na comunicação: queixas secundárias para demandas primárias em psicoterapia de família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SACRAMENTO, Beatriz Coletti do; ESCOBAL, Giovana  e  GOYOS, Celso. Identificação de jogos como consequências de comportamentos de escolha para crianças. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1741-1756. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-12Pt.

O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.

Palavras-chave : Avaliação de preferência; aplicativos para tablet; valor reforçador; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License