SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Identifying games as consequences of choice behavior for childrenIntervention for promoting meaning in life in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FERES-CARNEIRO, Terezinha; MELLO, Renata; MACHADO, Rebeca Nonato  and  MAGALHAES, Andrea Seixas. Falhas na comunicação: queixas secundárias para demandas primárias em psicoterapia de família. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1773-1783. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-13Pt.

Este trabalho tem por objetivo avaliar em que medida a queixa inicial da família centrada na "falta de comunicação" pode enunciar um modo de funcionamento relacional marcado por ansiedades e defesas primitivas. Tal funcionamento se expressa na indisponibilidade dos membros da família em relação aos estados emocionais estabelecidos entre eles, dificultando o reconhecimento da alteridade e da diferença. Desenvolvemos uma pesquisa com metodologia clínico-qualitativa, focalizando as entrevistas preliminares com 16 famílias, pertencentes aos segmentos médios, médio-baixos e baixos da população carioca, atendidas no Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade privada. Selecionamos três dos 16 casos clínicos para ilustrar a discussão. Observamos, nos casos estudados, que a precariedade da troca emocional entre os membros da família dificulta a busca conjunta por entendimento e solução para problemas familiares. Concluímos que a psicoterapia de família, buscando reconhecimento da autonomia individual e a abertura para as idiossincrasias emocionais, se mostra fundamental para que a comunicação seja eficaz, promovendo saúde emocional familiar.

Keywords : Comunicação; família; demanda de psicoterapia; psicoterapia familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License