SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Identificación de juegos como consecuencias del comportamento de selección para niñosEvaluación de los resultados y el proceso de una intervención para promoción del sentido de la vida en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FERES-CARNEIRO, Terezinha; MELLO, Renata; MACHADO, Rebeca Nonato  y  MAGALHAES, Andrea Seixas. Falhas na comunicação: queixas secundárias para demandas primárias em psicoterapia de família. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1773-1783. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-13Pt.

Este trabalho tem por objetivo avaliar em que medida a queixa inicial da família centrada na "falta de comunicação" pode enunciar um modo de funcionamento relacional marcado por ansiedades e defesas primitivas. Tal funcionamento se expressa na indisponibilidade dos membros da família em relação aos estados emocionais estabelecidos entre eles, dificultando o reconhecimento da alteridade e da diferença. Desenvolvemos uma pesquisa com metodologia clínico-qualitativa, focalizando as entrevistas preliminares com 16 famílias, pertencentes aos segmentos médios, médio-baixos e baixos da população carioca, atendidas no Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade privada. Selecionamos três dos 16 casos clínicos para ilustrar a discussão. Observamos, nos casos estudados, que a precariedade da troca emocional entre os membros da família dificulta a busca conjunta por entendimento e solução para problemas familiares. Concluímos que a psicoterapia de família, buscando reconhecimento da autonomia individual e a abertura para as idiossincrasias emocionais, se mostra fundamental para que a comunicação seja eficaz, promovendo saúde emocional familiar.

Palabras clave : Comunicação; família; demanda de psicoterapia; psicoterapia familiar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License