SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Identificação de jogos como consequências de comportamentos de escolha para criançasAvaliação de resultados e processo de uma intervenção para promoção de sentido da vida em adolescentes: evaluation of the process and results índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FERES-CARNEIRO, Terezinha; MELLO, Renata; MACHADO, Rebeca Nonato  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Falhas na comunicação: queixas secundárias para demandas primárias em psicoterapia de família. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1773-1783. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-13Pt.

Este trabalho tem por objetivo avaliar em que medida a queixa inicial da família centrada na "falta de comunicação" pode enunciar um modo de funcionamento relacional marcado por ansiedades e defesas primitivas. Tal funcionamento se expressa na indisponibilidade dos membros da família em relação aos estados emocionais estabelecidos entre eles, dificultando o reconhecimento da alteridade e da diferença. Desenvolvemos uma pesquisa com metodologia clínico-qualitativa, focalizando as entrevistas preliminares com 16 famílias, pertencentes aos segmentos médios, médio-baixos e baixos da população carioca, atendidas no Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade privada. Selecionamos três dos 16 casos clínicos para ilustrar a discussão. Observamos, nos casos estudados, que a precariedade da troca emocional entre os membros da família dificulta a busca conjunta por entendimento e solução para problemas familiares. Concluímos que a psicoterapia de família, buscando reconhecimento da autonomia individual e a abertura para as idiossincrasias emocionais, se mostra fundamental para que a comunicação seja eficaz, promovendo saúde emocional familiar.

Palavras-chave : Comunicação; família; demanda de psicoterapia; psicoterapia familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License