SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Falhas na comunicação: queixas secundárias para demandas primárias em psicoterapia de famíliaDepressão e declínio de memória em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LUZ, José Marcelo Oliveira da; MURTA, Sheila Giardini  e  AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para promoção de sentido da vida em adolescentes: evaluation of the process and results. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1795-1811. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-14Pt.

O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implementação e os resultados alcançados em uma intervenção para promoção de sentido da vida entre adolescentes. Participaram da pesquisa 47 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 15 e 17 anos, distribuídos não randomicamente em dois grupos: experimental (N=22) e controle (N=25). A avaliação de processo incluiu medidas de satisfação, validade social, engajamento e compreensão das atividades por parte dos adolescentes. Foram realizadas também avaliações de pré e pós testes: os participantes dos dois grupos responderam inicialmente aos instrumentos Questionário Sentido de Vida e Escala de Afetos Positivos e Negativos. Após 6 encontros semanais, que objetivaram promover o sentido de vida, ambos os grupos foram submetidos a uma retestagem com os mesmos instrumentos. Os resultados sugeriram um aumento na percepção de sentido de vida; diminuição de afetos negativos e a existência de planos futuros específicos, indicando evidências favoráveis à eficácia da intervenção. De forma geral, constatou-se uma adesão dos adolescentes ao programa de intervenção, bem como uma avaliação positiva do mesmo.

Palavras-chave : Sentido da vida; promoção da saúde; saúde do adolescente; estudo de intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License