SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Intervention for promoting meaning in life in adolescentsThe no-effect of player role in digital gameson prosocial behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MACHADO, Andréa Guedes et al. Depressão e declínio de memória em idosos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1829-1836. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-15.

OBJETIVO: analisar o desempenho de memória de participantes com 60 anos ou mais de idade, apresentando ou não sintomas de depressão. MÉTODOS: 199 participantes foram examinados através do Inventário de Depressão de Beck (BDI) com ponto de corte em 20 pontos para depressão. 22 participantes atingiram o critério para inclusão no grupo de depressão e o restante foi alocado no grupo sem depressão. Os testes utilizados foram: Rey Auditory-Verbal Learning Test (RAVLT) para avaliar aprendizagem verbal, teste de reprodução de figuras I e II da Escala Wechsler Revisada (WMS-R) para memória visual imediata e duradoura e teste de memória lógica I e II da WMS-R para memória verbal. RESULTADOS: os escores médios para aprendizagem verbal no grupo com depressão foram significativamente mais baixos do que no grupo sem depressão (p= 0,001). Não ocorreram diferenças significativas entre os grupos nas escalas para memória visual ou lógica I e II. CONCLUSÕES: sintomas de depressão afetam a retenção de informação e a aprendizagem verbal em idosos. Entretanto, não parecem afetar o processamento das memórias visual e lógica. Os resultados sugerem que, além do declínio cognitivo devido ao envelhecimento, a presença de depressão afeta e empobrece o desempenho de memória.

Keywords : Memória; envelhecimento; desordem depressiva; Psiquiatria Geriátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License