SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para promoção de sentido da vida em adolescentes: evaluation of the process and resultsAusência de efeito do papel do jogador de jogos digitais no comportamento prosocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACHADO, Andréa Guedes et al. Depressão e declínio de memória em idosos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1829-1836. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-15.

OBJETIVO: analisar o desempenho de memória de participantes com 60 anos ou mais de idade, apresentando ou não sintomas de depressão. MÉTODOS: 199 participantes foram examinados através do Inventário de Depressão de Beck (BDI) com ponto de corte em 20 pontos para depressão. 22 participantes atingiram o critério para inclusão no grupo de depressão e o restante foi alocado no grupo sem depressão. Os testes utilizados foram: Rey Auditory-Verbal Learning Test (RAVLT) para avaliar aprendizagem verbal, teste de reprodução de figuras I e II da Escala Wechsler Revisada (WMS-R) para memória visual imediata e duradoura e teste de memória lógica I e II da WMS-R para memória verbal. RESULTADOS: os escores médios para aprendizagem verbal no grupo com depressão foram significativamente mais baixos do que no grupo sem depressão (p= 0,001). Não ocorreram diferenças significativas entre os grupos nas escalas para memória visual ou lógica I e II. CONCLUSÕES: sintomas de depressão afetam a retenção de informação e a aprendizagem verbal em idosos. Entretanto, não parecem afetar o processamento das memórias visual e lógica. Os resultados sugerem que, além do declínio cognitivo devido ao envelhecimento, a presença de depressão afeta e empobrece o desempenho de memória.

Palavras-chave : Memória; envelhecimento; desordem depressiva; Psiquiatria Geriátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License