SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Depression and memory declinein the elderlyAssessment of emotional intelligence aspects in the methods of Pfister's and Zulliger's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SARMET, Mauricio Miranda  and  PILATI, Ronaldo. Ausência de efeito do papel do jogador de jogos digitais no comportamento prosocial. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1837-1852. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-16.

Nos últimos anos, diversos estudos enfocaram a relação entre o conteúdo de jogos e o comportamento prosocial. Apesar de várias evidências terem sido encontradas, a relação entre tais variáveis não é completamente compreendida. O objetivo deste estudo é investigar o efeito de diferentes papéis jogados no comportamento prosocial. No experimento 1, participantes jogaram ou um papel violento ou um prosocial em um mesmo jogo, e comportamento e intenção de ajuda foram mensurados. Os resultados não evidenciaram a relação esperada em função das evidências da literatura. Com o intuito de investigar mais a fundo as evidências encontradas, um segundo experimento foi concebido para testar o efeito do papel jogado tanto no comportamento prosocial quanto na acessibilidade a cognições prosociais. Novamente, os resultados não foram consistentes com estudos anteriores. Ambos os experimentos sugerem a consideração de explicações alternativas, e levantam questões acerca da relevância do papel jogado, do conteúdo do jogo e de variáveis de moderação na explicação deste efeito.

Keywords : Comportamento prosocial; vídeo games; Modelo Geral de Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License