SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4La depresión y el deterioro de la memoria en personas mayoresEvaluación de aspectos de la inteligencia emocional en las técnicas de Pfister y Zulliger índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SARMET, Mauricio Miranda  y  PILATI, Ronaldo. Ausência de efeito do papel do jogador de jogos digitais no comportamento prosocial. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1837-1852. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-16.

Nos últimos anos, diversos estudos enfocaram a relação entre o conteúdo de jogos e o comportamento prosocial. Apesar de várias evidências terem sido encontradas, a relação entre tais variáveis não é completamente compreendida. O objetivo deste estudo é investigar o efeito de diferentes papéis jogados no comportamento prosocial. No experimento 1, participantes jogaram ou um papel violento ou um prosocial em um mesmo jogo, e comportamento e intenção de ajuda foram mensurados. Os resultados não evidenciaram a relação esperada em função das evidências da literatura. Com o intuito de investigar mais a fundo as evidências encontradas, um segundo experimento foi concebido para testar o efeito do papel jogado tanto no comportamento prosocial quanto na acessibilidade a cognições prosociais. Novamente, os resultados não foram consistentes com estudos anteriores. Ambos os experimentos sugerem a consideração de explicações alternativas, e levantam questões acerca da relevância do papel jogado, do conteúdo do jogo e de variáveis de moderação na explicação deste efeito.

Palabras clave : Comportamento prosocial; vídeo games; Modelo Geral de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License