SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4La ausencia de efecto de la función del jugador de videojuegosen el comportamiento prosocialPropiedades psicométricas de la escala multidimensional de apoyo social percibido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MIGUEL, Fabiano Koich; ZUANAZZI, Ana Carolina  y  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. Avaliação de aspectos da inteligência emocional nas técnicas de Pfister e Zulliger. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1853-1862. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-17Pt.

Inteligência emocional diz respeito à capacidade de perceber e compreender adequadamente as emoções e gerenciá-las de maneira adaptativa e construtiva. A regulação emocional faz parte do construto e é tradicionalmente avaliada por meio de histórias hipotéticas, o que se assemelha ao autorrelato. Embora desenvolvidas antes da proposta do construto inteligência emocional, as técnicas projetivas, consideradas instrumentos de desempenho, também apresentam indicadores referentes à regulação das emoções. A presente pesquisa teve como objetivo estudar quais variáveis do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister estariam associadas a um indicador de regulação cognitiva das emoções no Teste das Manchas de Tinta de Zulliger. Participaram 98 pessoas, sendo 57,1% do sexo feminino. Análise de regressão linear identificou que as frequências de Tapetes Puros e de Tapetes Furados (ambas negativamente) do Pfister foram preditoras da fórmula de regulação emocional do Zulliger. Considera-se que aspectos de inteligência emocional podem ser encontrados também em técnicas projetivas. A associação entre as variáveis do Pfister e do Zulliger são discutidos quanto à sua indicação de saúde psicológica.

Palabras clave : Inteligência emocional; técnicas projetivas; testes de autoexpressão; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License