SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Avaliação de aspectos da inteligência emocional nas técnicas de Pfister e ZulligerAvaliação do ambiente familiar: estudo do uso do EC-HOME em uma amostra brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David; FERREIRA, Maria Cristina  e  VALENTINI, Felipe. Propriedades psicométricas da escala multidimensional de suporte social percebido. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1873-1883. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-18Pt.

O suporte social pode ser definido como a percepção de que existem pessoas que proporcionam ao indivíduo recursos afetivos ou, até mesmo, financeiros. O suporte social percebido relaciona-se à percepção de que o suporte encontra-se disponível, caso o indivíduo dele necessite. O objetivo desta pesquisa é buscar evidências iniciais de validade dos escores da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, no contexto brasileiro. Participaram do estudo 831 trabalhadores, de ambos os sexos, que responderam à versão inicial da escala, contendo 12 itens. As análises fatoriais evidenciaram que a versão brasileira manteve os itens e os fatores do instrumento original (família, amigos e outros significantes). As análises multigrupos atestaram a invariância configural, métrica e escalar entre os grupos divididos quanto ao gênero e à categoria ocupacional (profissionais das áreas exatas e humanas). Os dados obtidos na presente pesquisa permitiram a conclusão de que a escala é um instrumento com evidências de validade de estrutura, o que possibilita seu uso em situações futuras de pesquisa.

Palavras-chave : Redes sociais; escalas; validade estatística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License