SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Propriedades psicométricas da escala multidimensional de suporte social percebidoPerdão conjugal: uma explicação a partir dos valores humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DIAS, Natália Martins et al. Avaliação do ambiente familiar: estudo do uso do EC-HOME em uma amostra brasileira. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1897-1912. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-19.

O ambiente familiar pode impactar o desenvolvimento infantil. Porém, investigar o ambiente familiar no Brasil pode ser um desafio devido à falta de instrumentos adequados. Para sistematizar o estudo do ambiente familiar foi desenvolvido o Home Observation for Measurement of the Environment Inventory (HOME). Dentre as habilidades afetadas por variáveis do ambiente familiar estão as funções executivas (FE), importantes para o controle do pensamento, comportamento e emoção. Este estudo investigou evidências de validade e fidedignidade da versão Early Childhood (EC-HOME) brasileira do HOME. Participaram 63 pré-escolares (M=4,41 anos, DP=0,66), e suas respectivas famílias. As crianças foram avaliadas em tarefas de FE. Os pais responderam um questionário de identificação e de nível socioeconômico (NSE). Visitas domiciliares foram realizadas para aplicar o EC-HOME, com a pontuação independente por dois avaliadores para 20 delas. Observou-se alta concordância entre avaliadores e coeficiente Alpha de Cronbach satisfatório para a escala total. Análise de correlação sugeriu que os domínios do HOME contemplam conteúdos relativamente independentes do contexto familiar. Correlações significativas entre domínios do HOME com variáveis de NSE, assim como com desempenho das crianças nas tarefas de FE, foram encontradas. Achados fornecem algumas evidências preliminares de validade e fidedignidade do EC-HOME em amostra brasileira.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; psicometria; função executiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License