SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4La evaluación del entorno familiar: estudio del uso de lo EC-HOME en una muestra brasileñaEfectos de historias del oyente acerca del seguimiento de las reglas discrepantes de las contingencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FONSECA, Patricia Nunes da et al. Perdão conjugal: uma explicação a partir dos valores humanos. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1913-1926. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-20Pt.

Teve-se como objetivo conhecer a relação entre o perdão conjugal e os valores humanos, bem como verificar o poder deste último em predizer a remissão marital. Para isso, contou-se com 313 pessoas, casadas ou em união estável, do estado da Paraíba (70%) e do Piauí (30%). As idades variaram de 18 a 70 anos (M = 35,00; DP = 11,41), sendo a maioria do sexo feminino (67,7%). Estes responderam os instrumentos: Escala de Perdão Conjugal, Questionário de Valores Básicos e um Questionário Sociodemográfico. Foram executadas duas Análises de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Na primeira, tendo como variáveis previsoras as subfunções valorativas, constatou-se que a subfunção interativa explica o perdão conjugal. Contribuindo de forma direta na explicação da concessão do perdão entre casais. Na segunda, fixaram-se como variáveis explicativas os tipos de orientação. Esta revelou que os valores sociais explicam a remissão matrimonial, contribuindo de forma direta. Diante destes resultados, conclui-se que os indivíduos que priorizam valores sociais encontram-se mais predispostos a conceder o perdão dentro do casamento.

Palabras clave : Perdão; valores humanos; conjugalidade; Forgiveness; human values; marital relationship.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License