SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Perdón civil: una explicación a partir de los valores humanosRevisión de la estructura factorial de la escala de satisfacción marital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LIMA, Fernanda Monteiro; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de  y  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Efeitos de histórias do ouvinte sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp. 1941-1958. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-21Pt.

Objetivando testar proposição sobre as características críticas da história do ouvinte que podem interferir no seguir regra discrepante, oito universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar para os três estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, nenhuma sequência era instruída ou reforçada. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente. As contingências da Fase 2 eram alteradas, sem sinalização, na Fase 3, e as contingências da Fase 3 eram mantidas inalteradas na Fase 4, iniciada com a regra discrepante. Dos oito participantes, seis apresentaram um comportamento independente e dois apresentaram um comportamento dependente de suas consequências imediatas na Fase 3. Dos seis participantes que apresentaram um comportamento independente das consequências imediatas na Fase 3, quatro seguiram a regra discrepante na Fase 4. E dos dois participantes que apresentaram um comportamento dependente das consequências imediatas na Fase 3, todos abandonaram o seguimento da regra discrepante na Fase 4. Sugere-se que a dependência e a independência do comportamento às suas consequências imediatas, antes da apresentação da regra discrepante, são variáveis críticas da história do ouvinte que podem ser utilizadas para se prever a manutenção, ou não, do seguimento subsequente de regra discrepante.

Palabras clave : Comportamento governado por regras; comportamento modelado por contingências; justificativas; consequências imediatas; insensibilidade a contingências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License