SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Síndrome de Burnout em trabalhadores do setor bancário: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Silvana Lopes dos  e  ROSE, Júlio César Coelho de. Investigando o impacto da equivalência de estímulos na escolha e preferência de alimentos por crianças. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 1-14. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-01.

Esta pesquisa investigou a influência de personagens em escolhas alimentares. Doze crianças pré-escolares formaram inicialmente duas classes de estímulos equivalentes, cada uma contendo um personagem, uma forma geométrica e um símbolo abstrato. Uma das classes continha um personagem de que a criança gostava e a outra de que a criança não gostava. Três testes de escolha alimentar foram conduzidos nos quais o participante deveria escolher entre duas embalagens idênticas com o mesmo alimento, diferindo somente o rótulo. No Teste 1, os rótulos continham os símbolos da classe do personagem atrativo e não atrativo; No Teste 2, a escolha era entre o símbolo da classe do personagem não atrativo e um símbolo novo; e no Teste 3 a escolha era entre o símbolo da classe do personagem atrativo e o logo de uma marca conhecida. A maioria das crianças escolheu e demonstrou preferência pelo alimento com o símbolo equivalente ao personagem de que gostava. Também escolheram e disseram gostar mais do alimento com o símbolo novo no rótulo ao invés do que continha o símbolo equivalente ao personagem não atrativo. Os resultados apontam a equivalência de estímulos como uma abordagem útil para investigar a formação de preferência por marcas.

Palavras-chave : Equivalência de estímulos; transferência de função; escolhas e preferência alimentares; marca; personagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License