SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Síndrome de Burnout en trabajadores del sector bancario: una revisión literariaLa violencia conyugal: el poder predictivo de las experiencias en la familia de origen y de las características patológicas de la personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MOREIRA, Thaline da Cunha; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  y  NUNES, Maiana Farias Oliveira. Escala de fontes de autoeficácia para escolha profissional: construção e estudos psicométricos iniciais. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 47-60. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-03Pt.

A avaliação em orientação profissional pode envolver diversos construtos, entre eles o da autoeficácia para escolha profissional, que se refere às crenças quanto à capacidade de se engajar em atividades de decisão profissional. Contudo, a literatura ainda é incipiente quanto a avaliação das fontes de autoeficácia em tal domínio. Assim, o presente estudo teve por objetivo a construção da Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). O processo de construção envolveu a formulação dos itens e a coleta piloto. Finalizado o processo de construção, deu-se início a coleta de dados, da qual participaram 388 estudantes das três séries do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de escolas públicas e particulares do interior do estado de São Paulo. Além da EFAEP, os alunos também responderam à Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Análises de componentes principais foram realizadas e uma estrutura com três fatores apresentou o melhor ajuste, com alfas de Cronbach variando entre 0,81 e 0,73. Além disso, todos os fatores da EFAEP se correlacionaram positivamente com os fatores da EAE-EP. Os resultados e limitações do estudo são discutidos de acordo com a literatura sobre o assunto.

Palabras clave : Autoeficácia; orientação profissional; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License