SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Escala de fontes de autoeficácia para escolha profissional: construção e estudos psicométricos iniciaisCríticas de Skinner e Merleau-Ponty à causalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MADALENA, Marcela; CARVALHO, Lucas de Francisco  e  FALCKE, Denise. Violência conjugal: o poder preditivo das experiências na família de origem e das características patológicas da personalidade. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 75-91. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-04Pt.

Experiências na família de origem e características dos transtornos da personalidade são apontadas como fatores de risco para a violência conjugal. Este estudo tem como objetivo investigar o poder preditivo das experiências na família de origem e das características patológicas da personalidade para a violência conjugal, cometida e sofrida. A amostra foi constituída por 170 casais heterossexuais da região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), Family Background Questionnaire e a Revised Conflict Tactics Scale (CTS2). Foi realizada análise de regressão linear múltipla, através do método stepwise. Os resultados apontaram a Instabilidade de Humor e a Impulsividade como preditoras da violência cometida pelas mulheres; o Abuso Físico paterno e a Agressividade como preditores da violência cometida pelos homens; a Desconfiança e o Estilo de Decisão Materno como preditores da violência sofrida pelas mulheres; e o Abuso sexual, a Evitação Social e o Ajustamento Psicológico Paterno como preditores da violência sofrida pelos homens. Apenas características do indivíduo estiveram associadas à violência conjugal, nenhuma característica do parceiro apresentou correlação. Os dados do estudo possuem implicações para futuras pesquisas, sugerindo a existência de diferentes modelos explicativos da violência entre os sexos.

Palavras-chave : Violência conjugal; transtornos da personalidade; família de origem; maus-tratos infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License